quarta-feira, 29 de maio de 2013

Evite a Inveja


             "Nunca serás feliz enquanto te atormentares porque outro é mais feliz." 
                                                     (Sêneca)
Arthur Schopenhauer (filósofo alemão 1788-1860) dizia que "nada é tão implacável e cruel quanto a Inveja; e, no entanto, estamos sempre empenhados em suscitá-Ia com todas as nossas forças".
No mundo de hoje, dominado pelo desejo de conquista de bens materiais, de fama e re-conhecimento e pelos desvios da vaidade humana, a inveja pode ser - e quase sempre é – uma das maiores armadilhas para a felicidade e para o próprio sucesso. Atormentado pela felicidade alheia, como diz Sêneca, aquele que não domina a inveja sofre e drena energia que poderia ser canalizada para a sua própria felicidade. O invejoso procura a felicidade fora de si próprio. E como dizia Chamfort (1795) “A felicidade não é algo fácil: é dificílimo encontra-Ia em nós e impossível encontra-Ia em outro lugar.”
Viver constantemente olhando para o sucesso alheio, para a riqueza alheia, para a vida alheia é desperdiçar a própria vida, é morrer vivo.
Todos conhecemos pessoas invejosas; colegas de trabalho invejosos; chefes invejosos, parentes invejosos e até amigos invejosos. Deles nem é preciso falar. Sofrem mais do que fazem sofrer. Mas há também "empresas" invejosas. Vivem apenas em função dos sucessos da concorrência. Não perdem uma chance sequer de falar mal de produtos com os quais competem. Usam de meios ardilosos e pouco éticos para prejudicar seus concorrentes em toda e qualquer circunstância possível. Boicotam, denigrem, são desleais às escondidas. São empresas sem a necessária "paz de espírito" para desenvolver a criatividade e permitir a iniciativa necessária para o sucesso.
Pense no que disseram Sêneca, Schopenhauer e Chamfort há vários séculos. Não seremos nós também invejosos, como pessoas, como profissionais, como parente e como empresa? Não estaremos desperdiçando uma preciosa energia ao vivermos em função do sucesso alheio, em vez de construirmos o nosso próprio sucesso? Não estaremos nos atormentando demais com a felicidade alheia, com o sucesso alheio?
Se quiser ser feliz e ter sucesso pessoal e empresarial, evite a inveja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário