terça-feira, 21 de maio de 2013

Quem tem medo de participar?



Vocês já repararam como há pessoas que não participam de nada? Vocês já prestaram atenção como existem pessoas que ficam sempre "de fora" falando mal, "metendo o pau", criticando os que participam,taxando-os de "puxa-sacos"? Eles ou elas apresentam-se sempre com ares superiores, de quem sabe mais que a média das pessoas, de quem acha "tudo aquilo uma grande bobagem ... " e que "nada vai dar certo ... ". Por que essas pessoas têm esse comportamento?
Se você prestar bem a atenção, verá que são sempre pessoas totalmente "inseguras" fingindo-se de "seguras". São pessoas que querem chamar a atenção das outras pessoas por comportamento atípico ao grupo – ‘’... se todos querem participar...eu não!" São pessoas às vezes com sérios problemas, e como têm consciência disso, e por isso, não podem deixar-se expor aos demais, pois que logo todos reconheceriam suas fraquezas.
Qual é o medo de participar? É o medo de deixar-se conhecer. De que as outras pessoas vejam que ele ou ela não tem nenhuma opinião formada e que quando abre a boca é um verdadeiro desastre. Então, conscientes de sua própria pobreza de espírito, só lhes resta a defesa da não-participação. A tudo criticam. De tudo zombam. São irônicas. No fundo dariam tudo para ter a coragem de participar, mas são acima de tudo, covardes. Falam pelas costas discordam depois de terminada a reunião. Quando alguma coisa sai errada, dizem que "avisaram antes ... " e vivem como pobres diabos à margem do mundo, dos grupos, das equipes de trabalho. Pensando bem, é melhor mesmo que não participem. Pouco teriam a contribuir. Fazem grande "mistério" de sua opinião que nunca expressam por medo da crítica alheia, e pela própria certeza de sua pobreza interior.
Se você conhece alguém assim, livre-se dela! Essas pessoas querem atenção. O melhor remédio é negar-Ihes essa atenção. Simplesmente deixe-as de lado. Faça-as ver que são absolutamente dispensáveis. Nunca caia no erro de ficar implorando para que participem. É isso que elas querem. Deixe, porém, aberta a possibilidade de que, se desejarem, venham participar, desde que sintam-se seguras de si próprias o suficiente para dividir ideias e opiniões com outras pessoas e aceitar críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário