segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sorte ou Azar?



Os professores sabem que se o aluno não quiser aprender, jamais aprenderá. Se o aluno não "prestar atenção", pouco aprenderá. Platão já dizia que educar é fazer a pessoa querer fazer o que ela deve fazer. Assim, é preciso "saber aprender".
E não se trata apenas de aprender na "escola". Trata-se de aprender também na "escola da vida", como nos acostumamos a dizer. Isto quer dizer que temos que "prestar atenção" nas coisas da vida, nos eventos da vida, para que possamos tirar lições desses eventos. De tudo podemos tirar lições. Mas, para que tiremos lições é preciso analisarmos o ocorrido com toda atenção.
Uma oportunidade perdida pode servir de reflexão para que não percamos outras oportunidades. Mas para que essas perdas sirvam de lição é preciso que elas sejam analisadas, os motivos discutidos, os possíveis erros avaliados. Não devemos atribuir as coisas simplesmente a sorte ou ao azar.
Da mesma forma, uma conquista alcançada uma nova oportunidade bem aproveitada, um novo fornecedor mais adequado à nossa realidade ou qualquer outro êxito que tenhamos,deve ser analisado, estudado para que aprendamos com esses eventos e possamos repetir as condições que nos levaram àquele sucesso.
Na verdade não há somente "sorte ou azar". Se fizemos uma boa venda iremos verificar que estávamos melhor preparados para vender. Sabíamos mais sobre o cliente, sobre o produto, estávamos mais motivados, etc. Da mesma forma quando perdemos uma venda, iremos verificar que nos faltaram informações relevantes sobre o cliente e sobre o produto, estávamos desmotivados, etc. De qualquer evento da vida - pessoal ou profissional - podemos tirar lições.
Nesta semana, pensem nisso. Será que temos o hábito de analisar nossos fracassos e êxitos para tirarmos lições para o futuro? Será que não temos o mau hábito de atribuir tudo à sorte ou azar, sem analisarmos as razões e sem aprendermos com esses eventos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário