sábado, 25 de maio de 2013

A Era da Simplicidade


É incrível o número de pessoas, no mundo inteiro, que estão discutindo e revendo a sua forma de viver e encarar a própria vida e o trabalho. Existe um movimento mundial chamado “Simplicidade Voluntária” que está ganhando centenas de adeptos a cada dia. É importante ressaltar que “simplicidade” não significa abdicar da vida moderna, nem da tecnologia moderna, nem do trabalho e nem do trabalho. Significa fazer uma análise crítica de nossa vida pessoal e profissional, e ver se não estamos “complicando” demais as coisas, criando burocracias desnecessárias, criando sistemas e métodos que em vez de simplificar tornam as coisas e a própria vida mais complexas do que já devem ser. Muitas vezes nós próprios criamos – muitas vezes até inconscientemente – coisas que exigem tempo, trabalho, retrabalho, que não são nem essenciais, nem mesmo importantes para o nosso sucesso, para a qualidade de nossa vida, de nossos produtos, dos serviços que prestamos. Muitas vezes marcamos reuniões e compromissos nos finais de semana que poderiam ser feitos durante a semana. Atolamos nossa agenda com tarefas que poderiam ser feitas de maneira mais simples, rápido e objetiva.
Num mundo complexo como o que viemos, ser “simples” é um desafio muito grande. É preciso um questionamento diário, constante, permanente. É preciso que tenhamos consciência de que a tendência natural de todos nós é a de complicar ao invés de simplificar. Muitas vezes achamos que as coisas simples são de menor qualidade, o que não é sempre verdadeiro. Muitas vezes administramos pela “exceção”, criando controles e processos permanentes para coisas que aconteceram apenas uma ou poucas vezes na vida.

Nesta semana, sugiro que vocês façam essa análise crítica. Será que não estamos complicando demais as coisas e a vida? Assuma o desafio de simplificar a sua vida.

Livro: "Motivação & Secesso"
Autor: Luiz Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário