terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A diferença entre paciência, tolerância e passividade


A paciência significa estar ciente da sua paz, então tudo o que a pessoa faz, ela planeja com calma e com prudência; corre atrás dos seus objetivos sem alardear, sempre consegue alcançar a sua meta e nunca desiste.
A falta de paciência torna a pessoa intolerante. Não sabe ouvir está sempre irritada e apressada. A prática da tolerância vai treinando a paciência. Uma pessoa intolerante está sempre irritada e não gosta de ouvir; nunca ouve para compreender mais sim para responder. Já uma pessoa passiva vive contrariada, finge que concorda com tudo, que aceita tudo, mas por dentro ferve de raiva e muitas vezes descarrega sua raiva sobre as pessoas que ama. 
Ter essa consciência da paz desperta no ser humano a compreensão. A pessoa passa a compreender que nem tudo está ao seu alcance e muitas vezes ela tem que ceder e outras avançar. Uma pessoa paciente aprende a tolerar e compreender os limites do outro. Passa a respeitar as escolhas e o momento de decisão do outro; não tem pressa, sabe ouvir atentamente, responde com sabedoria e amor.
Sugestão: Treine a sua paciência, pratique o ato de ouvir e perceber o que você fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário