segunda-feira, 3 de junho de 2013

Desafie-se


Primavera abandonada à sua própria sorte junto à porteira da fazenda vivia florida. A exuberância de sua floração era tamanha que chamava a atenção de todos.
De tanto elogiarem a primavera começamos a cuidar dela. Tiramos o mato que tinha à sua volta, afofamos a terra e colocamos adubo, enfim, cuidamos dela como nunca.
Nos anos seguintes, a sua floração foi diminuindo até que chegou um ano em que quase não floriu.
Chamamos um especialista. Um engenheiro agrônomo paisagista e lhe contamos o caso.
Nossa pergunta era: O que aconteceu com a nossa primavera que nunca mais floriu como antes?
E ele nos disse:
"Ela não deu mais flores porque não precisa mais. Ela agora está muito bem cuidada, muito saudável, muito confortável, muito segura... As árvores dão flores para sobreviver. Como ela sentia-se ameaçada, ela floria muito para garantir a sua sobrevivência. Agora, adubada, cuidada, tranquila, ela não precisa mais florir!
E ele ainda nos disse: Vocês se lembram que os antigos davam umas machadadas no tronco das mangueiras para que elas dessem mais frutos? E elas, de fato, produziam mais frutos porque reagiam àquela agressão que as ameaçava".
Ao ouvir a explicação daquele agrônomo, fiquei pensando se com o ser humano não acontece à mesma coisa.
Será que o excesso de conforto ou de segurança não pode nos fazer acomodados e nos impedir de "produzir os frutos" que por certo produziríamos se tivéssemos ameaçados em nossa sobrevivência?
Será que um pouco de "estresse" não faz bem porque nos tira da acomodação causada pelo conforto excessivo? Será que na busca de uma tranquilidade excessiva não estamos deixando de produzir?
É uma reflexão que vale a pena ser feita.
A acomodação pelo excesso de conforto e ausência de problemas pode nos levar ao tédio, à sensação de inutilidade.
Uma tensão positiva, uma atitude de desafiar-se com novos projetos e ideias talvez faça florescer em nós o entusiasmo que tanto precisamos e nos faça produzir os frutos de nosso almejado sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário