terça-feira, 28 de outubro de 2014

A importância da maturidade emocional

O esforço na direção da maturidade emocional exige trabalho, dedicação, empenho e muita energia. De onde tiraríamos tudo isso?
Somente a abertura da consciência espiritual pode capacitar o ser humano a ir em busca dessa estrutura emocional. Porque, do contrário, ele pode garantir o sustento material e ter uma saúde física razoavelmente boa. Mas a infantilidade emocional prende ele no “ter” e se esquece do “ser” e isso pode leva-lo a ilusão e a euforia emocional.
Assim vive com pensamentos fixos e repetitivos se atormentando e atormentado aos outros, se destruindo e destruindo aqueles que ama. Não aceita as derrotas e não sabe conviver com o não.
Já uma alma nobre e madura não tem medo de admitir o fracasso. Um ser sábio não tem medo do novo, vive suas experiências degustando a cada momento, se colocando inteiro em cada uma delas e não tendo medo de errar. Precisamos ter conhecimento e mais que tudo sabedoria e cultura, porque a sabedoria domina o conhecimento e glorifica a cultura. Quando o ser começa a entender tudo isso, estará amadurecendo emocionalmente. A diferença não é o que se fala mas o que se faz. As pessoas não escutam com a intenção de compreender mas apenas de responder para se defenderem ou atacar seu interlocutor.

2 comentários:

  1. Verdade!
    A Consciência sobre si mesmo é tudo!
    As palavras, senão as contidas nos livros, perdem-se no vento, quando ditas não com a coerência do Raciocínio!

    ResponderExcluir