terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como está a nossa capacidade de amar?


Costumamos amar por necessidade ou por valor. Amar por necessidade é quando esperamos algo do outro, seja afeto, ajuda de toda a espécie, medo de ficar só, achando que o outro pode suprir nossas necessidades, fazendo a convivência se tornar um inferno e causando dores e sofrimento, tanto a um, quanto ao outro.
O amor por valor é quando não temos mais a necessidade do outro e sim um prazer enorme na companhia do outro. Isso traz paz, nos conforta e acalma. Sem cobranças, sem exigências, sem apegos, apenas a alegria de estar com o outro, seja ele quem for. Quando estamos preenchidos de amor por nós mesmos, tudo fica mais fácil, a convivência torna-se mais rica com as experiências de conviver com os outros, sem esperar nada em troca. Apenas compartilhando a vida com todos.
Porque tudo nesta vida pode ser perdido; tudo passa. Beleza, juventude, vigor, bens materiais, etc, mas não podemos perder a nossa essência, porque quando perdemos a nós mesmos, caímos no vazio, nos perdendo em nosso abismo interior e achamos que ao ajudar os outros, nos preocupando com tudo, vamos resolver esse vazio. Repense como está a sua capacidade de amar e ser amado, e o quanto você se faz merecedor para receber essa benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário