terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A ignorância como caminho de perdição



Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão." (Lao-Tsé)

O Ignorante muitas vezes se coloca como sabidão, acha que sabe tudo, conhece tudo e que não precisa ouvir ninguém. Muitas vezes, cego e surdo, se perde no vale da ignorância, aos poucos perde o gosto pela vida e somente o amargor toma conta dos seus dias. Nada mais o satisfaz, reclama de tudo e de todos, joga a culpa nas pessoas achando que todos o invejam e querem lhe fazer mau. Julga as pessoas pelo estado escurecido de sua alma, enxergando nos outros o que está escondido dentro de si mesmo e quando alguém tenta alerta-lo se revolta contra a mesma, inverte a situação, despejando o seu ódio e sua fúria naqueles que estão mais próximos.
Somente o amor o libertará deste estado de inferioridade perante si mesmo. O processo de libertação é reconhecer a si mesmo, reconhecer a grandeza de Deus que está dentro de si e que ela só será despertada com a auto-valorização, o comprometimento consigo mesmo, a fidelidade e a honra com a sua vida diária. O caminho mais curto é o auto-conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário