segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resiliência


Resiliência é a capacidade e a flexibilidade do indivíduo de suportar dores, transcender obstáculos, administrar conflitos, contornar entraves e se adaptar as mudanças psicossociais.
Uma pessoa que tem baixo grau de resiliência suporta inadequadamente suas adversidades e crises, podendo desencadear depressão, pânico, ansiedade e sintomas psicossomáticos.
Quando a pessoa não entende a resiliência pode não suportar as dores e perdas e isso pode leva-lo ao suicídio. Há suicídio imaginário: desejo de sumir, desejo de dormir, e não acordar mais; o suicídio físico e o suicídio psíquico pode ser refletido pelo alcoolismo dependência de outras drogas, comportamentos autodestrutivos, auto-abandono ou torna-se reativo, impulsivo e intolerante.

Já uma pessoa que desenvolve adequadamente a resiliência torna-se uma pessoa segura, estruturada que não se submete as derrotas, usa as dificuldades, crises, perdas e adversidades como oportunidades, expande o prazer de viver e desenvolver a tolerância e a compaixão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário