sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Continuação: Os Pilares da Família: EDUCAÇÃO

Continuando os pilares da família...


Educação
Os pais devem cuidar da segurança, do lazer, da educação e dar instruções aos seus filhos.
Os pais devem demonstrar a eles autoconfiança, autoestima, determinação e amor para eles irem se habituando a esses sentimento desde pequenos e que aprendam também que o lazer faz parte de uma vida saudável e que aprendam a competir de uma forma segura porque o outro é apenas seu adversário e não seu inimigo. Com isso a criança aprende desde cedo a se respeitar e ao próximo, conservar e zelar pela natureza, tendo higiene e zelo pelo próprio corpo e tudo o que esta a sua volta, não desperdiçando tempo e nem nada que a vida lhe oferece. Valorizar tudo que tem e conservar para que não se gaste com os excessos, aprendendo assim que a vida é simples e que não precisamos de muito para sermos felizes. Afinal Deus abençoa tudo que é construído com amor.
Instrução
Explicar também que a instrução faz parte do progresso humano, porque um ser sem instrução pode facilmente ser enganado no mundo material. Um ser estruturado estará mais preparado para a sua sobrevivência, se capacitando melhor para competir, se tornando um ser mais assertivo, mais competente e seguro na sociedade. Faz parte da educação as 4 virtudes cardeais:

A 1ª Virtude é a prudência, exige que o ser acautele-se, mas que não se prenda aos medos. Ser prudente é também cuidar da ética, moral, comprometimento, fidelidade e da honra, pois onde há prudência há sapiência. Ela exige também a inteligência e a capacidade de resolver com clareza e de forma segura as questões e problemas que surgem, porém o excesso de prudência pode deixar as pessoas muito lentas nas decisões. Essas 4 virtudes são necessárias na formação do ser humano, pois permite formar o homem dentro de seus mais altos valores de ordem, moral, pessoal, social e familiar, levando-o ao desenvolvimento da fé, da esperança e da caridade.

Na próxima semana escreverei sobre a disciplina, os limites e a 2º virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário