segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Convivência


A convivência é o campo das interações humanas no desenvolvimento das mais educativas experiências para a alma. Cada grupo de que participamos pode ser comparado a valoroso espelho no qual miramos a nós próprios sob diversos ângulos.
Dentro dessa interação em grupos distintos encontramos: as decepções, as intrigas, os dissabores, as simpatias, as discordância, a amizade, o afeto e tantos outros processos emocionais e psicológicos que despertam forças e conduzem-nos a utilizar todo nosso patrimônio para raciocinar e sentir, de acordo com cada experiência da arte de se relacionar.
Lembramos também, que a convivência com outros é um processo natural e espontâneo dentro da oportunidade de crescimento dos valores espirituais. Ninguém perde sua individualidade dentro de um grupo, é possível nos adaptarmos conforme os costumes ou hábitos, mas cada qual com sua característica peculiar.
O aprendizado dentro de grupos é muito valioso, pois sempre somos observados, notados e criticados muitas vezes. Isso leva-nos a auto-analise constante em busca de um aperfeiçoamento pessoal, seja ele físico, intelectual ou espiritual. No aspecto geral dos grupos, nunca tente mudar o outro, pois é bem provável que você conquistará uma grande inimizade ou frustração. tente ser o exemplo e o espelho para que outros notem e queiram se modificar naturalmente. 
Outro fator importante dentro da convivência é a comunicação. Ao apontar um defeito ou incoerência do outro, utilize sempre a estética e o bom senso. Para ser verdadeiro, antes seja consigo mesmo, e faça valer sua crítica com amor e sabedoria, jamais diminuindo ou confrontando o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário