quinta-feira, 21 de maio de 2015

Seja Resiliente


O código da psicoadaptação é o mais notável da inteligência, reflete a capacidade de suportar, transcender obstáculos, administrar conflitos, contornar entraves e se adaptar as mudanças psicossociais.
O fenômeno da psicoadaptação gera o código da resiliência. Um indivíduo só se torna resiliente conforme o seu grau da adaptabilidade e capacidade de superar os eventos adversos que encontra em seu traçado existencial, em sua jornada de vida. Por outro lado, uma pessoa que tem dificuldade de se adaptar as mudanças da vida, tem baixa resiliência, vive de forma inadequada frente as adversidades e as crises podendo desencadear, depressão, pânico, ansiedade, medo, desequilíbrio mental, doenças psicossomáticas. A pessoa não tem forças para suportar as dores e perdas, muitos podem chegar ao suicídio.
O grande problema é que não recebemos de nossos pais e nem do sistema educacional estímulos para desenvolver a adaptabilidade e estimular a resiliência ensinando a criança conviver com as perdas e as mudanças, as decepções, entender as falhas e compreender os próprios erros. Por essa falta se tornam pessoas aceleradas, ansiosas, agitadas e impacientes.
Muitas vezes os pais por bobagens colocam nos filhos o sentimento de culpa, criando assim a hipersensibilidade.
Devemos desenvolver a humildade porque a vida é cíclica, vales e montanha se sucedem. A humilhação de hoje pode se converter em gloria amanhã e a gloria de hoje pode se converter em rebaixamento amanhã nada é totalmente seguro na existência humana devemos valorizar a vida. Muito mais do que o sucesso os aplausos ou o reconhecimento social.
Quem quer o brilho do sol tem que adquirir as tempestades, tem de ser resiliente para atravessar o breu da ameaçadora noite. Não há milagres. A vida é uma grande aventura onde noites e dias se alternam.
Augusto Cury e editado por Cleusa Cirillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário