segunda-feira, 9 de setembro de 2013

COMPAIXÃO


Quando você mantém um sentimento de compaixão, bondade e amor, algo abre automaticamente sua porta interna. Com isso, você pode se comunicar mais facilmente com as outras pessoas. E esse sentimento de calor cria uma espécie de abertura. Você descobre que todos os seres humanos são exatamente iguais a você e se torna capaz de se relacionar mais facilmente com eles. Isso lhe confere um espirito de amizade. Então há menos necessidade de esconder as coisas e, consequentemente, sentimentos de medo, dúvida e insegurança se dispersam automaticamente.
(Dalai Lama)


Você fica irritada ou não se interessa pelo sofrimento dos outros? O que a afasta da sua compaixão? Você proporciona a si mesma espeço e bem estar quando está aquém da sua idéia de perfeição? Você se surpreende com vontade de ferir os outros e porque foi ferida? Tem medo de abrir o seu coração às dificuldades dos outros porque isso pode feri-la?

Compaixão é a capacidade de ouvir profundamente e de dar aos outros e a si mesma espaço para experimentar tudo o que deve ser experimentado, e sentir tudo o que deve ser sentido. A carta de Kuan Yin diz que o caminho para aliviar o sofrimento é desenvolver a compaixão por si mesma. Desse lugar piedoso em seu interior, você pode manifestar a compaixão no exterior. É evidente que muitas vezes aparecerão pessoa difíceis em nosso caminho, porém compreender a situação ou também o outro é mais que suficiente para criar uma atmosfera amigável. Aceitar as condições é muito difícil, mas quando começamos apenas a compreender, pode-se tornar mais simples o processo, o que nos leva a adquirir um sentimento de compaixão por nós mesmos, reconhecendo que não temos a capacidade de atingir a perfeição, mas temos a capacidade de ter a compreensão pela compaixão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário